Olá Ricardo! Dessa vez acho que serei mais pontual do que você! rsrsrs
1) Quanto ao uso da eletricidade, acredito que já fui clara no comentário anterior, inclusive, afirmando que existem adventistas que não utilizam esse recurso no sábado. Aproveito para lembrar as palavras de Jesus quando os farizeus questionaram a ação de seus discípulos no sábado: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27. Em alguns lugares, usar ventilador e choveiro elétrico, por exemplo, é tão necessário quanto era necessário aos discípulos comer naquele momento.
2) Suas perguntas se resumem, ao meu ver, em apenas uma – Jesus guardou o sábado ou violou o sábado? O que o irmão acha? Quando o irmão recorre ao antigo testamento para justificar a ação dos farizeus, o irmão está levantando a mesma questão levantada por eles – que Jesus estaria violando o sábado. A palavra do Senhor diz: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mateus 5:17; “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15. Se o próprio Jesus disse que veio cumprir a lei, e a Bíblia diz que Ele não pecou, isso significa oq? A Palavra de Deus não é incoerente, então, se parece haver incoerência, esta está na mente de quem lê. Isso significa que ao curar no sábado Jesus não estava pecando, e ao mandar o homem carregar sua cama Ele também não estava induzindo alguém a pecar. Isso tudo, sem abolir a lei e os profetas. Como? Reflita querido irmão!
3) Já que o irmão lançou mão de textos de Ellen White, aconselho que leia no mesmo livro o capítulo “O Sábado”. A propósito, quando Ellen White diz que Cristo veio livrar o sábado das enfadonhas exigências, 1º) ela não está afirmando q Jesus veio livrar o sábado, e não o homem; 2º ela está se referindo a enfadonhas exigências criadas pelos judeus, que não são as exigências que o irmão citou dadas por Deus (vale a pena pesquisar quantas e quais sub-leis foram criadas pelos judeus a partir das leis que o próprio Deus deu). Jesus veio salvar o homem da escravidão do pecado (Mateus 1:21). Essa salvação inclui o perdão pelos pecados passados (oferecido por meio da graça) e o ensinamento de como viver uma vida santa (que se resume em ensinar aos homens a guardar a lei de Deus, já que transgredir essa lei é servir ao pecado e não a Deus). Não há incoerência alguma nos textos citados pelo irmão.
Por fim, irmão Ricardo. Não sei quais são suas intenções ao levantar esses questionamentos. Só Deus e o irmão podem falar sobre suas intenções. Contudo, gostaria de dizer que, se o irmão questiona porque deseja aprender a verdade e vivê-la, aconselho que clame a Deus por orientação, pois a Bíblia nos promete que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade (João 16:13). Caso sua intenção seja questionar por questionar, gostaria de dizer que esse espaço não se destina a isso. Existe muita gente enviando perguntas todos os dias, e não tenho tempo para responder a todos, portanto preciso me deter aos que de fato se interessam em aprender a verdade para praticá-la. Mas, se a intenção do irmão for apenas provocar dúvida na cabeça dos leitores, peço que o irmão se abstenha de comentar nesse blog, e tenha consciência de quão perigoso é levar as pessoas a duvidarem da Palavra de Deus. Repito mais uma vez, não sou apta a julgar suas intenções, por isso peço que o irmão faça esse julgamento =)
A propósito, visto que perguntas como essas já foram exaustivamente respondidas por aqui, em vários posts, para diferentes pessoas, gostaria de dizer q o irmão pode enviar suas dúvidas diretamente por e-mail (contato@mulheradventista.com) para que possamos nos deter a debater apenas aos tópicos abordados nos posts.
Abraços
Graça e Paz!