Quantcast
Channel: Comentários sobre: Vivendo pela fé
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Por: Karyne M. Lira Correia

$
0
0

Olá Ricardo,

primeiramente gostaria de explicar que os comentários passam por um filtro do sistema, e alguns entram direto, outros dependem de aceitação, e outros vão direto para a caixa de SPAM. Não sei se tem a ver com seu IP, mas toda vez que o irmão comenta ele vem para aprovação, e como eu faço outras coisas além de cuidar do blog, não consigo aprovar imediatamente, muito menos responder de imediato.

De modo especial seu comentário foi feito ontem, Sábado, dia em que passo envolvida em muitas atividades da igreja, e sequer tenho tempo, muitas vezes de olhar o blog (que é uma atividade puramente religiosa tb).

Sobre seus questionamentos acerca do sábado:
1º Todo ato praticado no sábado deve ser um ato de adoração. A Bíblia é clara em dizer que esse é o Dia do Senhor, então nosso foco deve estar em adorar ao Senhor.
2º Adorar a Deus não é só ir à igreja cultuar ou fazer estudos bíblicos com as pessoas. Adorar a Deus inclui praticar toda e qualquer boa ação, a qual é regida pelo princípio da lei de Deus – o amor. Por isso Jesus não condenou os discípulos que colheram no sábado para se alimentar. Eles estavam a seviço do mestre e tinham necessidades. Por isso Jesus curou no sábado, porque cuidar de doentes, ajudar as pessoas faz parte da adoração a Deus. Isso significa que se na manhã de sábado a casa da minha vizinha acorda inundada por causa de uma forte chuva ou problemas no encanamento, por exemplo, não é pecado que eu pegue um rodo, uma vassoura e um pano e vá ajudá-la a limpar sua casa. Estou fazendo algo por amor ao meu semelhante, e Jesus disse “é lícito fazer o bem aos sábados” Mateus 12:12. Posso fazer algo além, abrigá-la em minha casa e ao terminar o sábado dar a faxina com ela. Isso vai depender muito da situação.
3º Deus não nos deu autoridade, como não deu aos farizeus, de fazer sub-leis (“não ligue a luz”, “não use a geladeira”, “desligue os telefones”…). Eles fizeram em seu tempo várias sub-leis e sabemos como Jesus as tratou. Não cabe a mim, nem ao pastor, nem à Organização da IASD, dizer para um irmão até que ponto é pecado usar algo ou não no sábado. A ordem é clara – lembra-te do dia de sábado para o santificar”. Cada um prestará contas a Deus por seus atos, e só Deus pode julgar isso.
Você afirmou que essas coisas (eletricidade, celular..) são usados na maioria das vezes não para fins evangelísticos. Bom.. essa é uma conclusão sua, e é possível que seja verdadeira em alguns casos. Mas não se aplica a todos. Quando eu levanto no sábado e uso água para tomar banho e escovar os dentes para ir à igreja, isso faz parte da adoração. Faz parte da adoração a Deus apresentar-me limpa e higiênica para adorá-lo. Quando ligo para alguém no sábado, não ligo pra marcar de sair, conversar sobre coisas seculares, mas sempre para resolver algo da causa de Deus – fazer uma visita a uma pessoa q precisa ouvir da palavra de Deus e convidar alguém pra um programa da Igreja, por exemplo. Repito – tudo que um adventista faz no sábado deve ter um único propósito, adorar a Deus.
O fato de ter alguém trabalhando na companhia elétrica, por exemplo, é algo que, até onde sei, não existe orientação conclusiva por parte da Igreja. Existem adventistas que não usam energia elétrica no sábado, por exemplo. Você não pode afirmar que não vivemos o que pregamos, porque viver o que se prega é uma questão individual! A Igreja prega a guarda do sábado como a própria bíblia ordena que o façamos, e guarda ou não é escolha de cada um. Aqueles que não se dispõe a abrir mão de suas atividades seculares no sábado, de fato não podem pertencer a IASD, pois como nosso próprio nome diz, somos Adventista do Sétimo Dia, o Sábado é o sinal de Deus que temos como povo, e só é possível fazer parte desse povo tendo esse sinal.
Por fim, a obrigatoriedade de adoração do sábado é claríssima na bíblia. Todo e qualquer argumento contra a guarda do sábado é invenção humana. A História é clara em provar que foram os homens que mudaram o dia de adoração para o domingo. Nunca Deus modificou a sua lei, e ela permanece em vigor, e a Bìblia não deixa sombra de dúvidas sobre isso. Então, se a Bíblia é clara sobre o assunto, e se o irmão entende que essa guarda inclui o não uso de geladeira, chuveiro elétrico, etc… é dever seu não utilizar essas coisas no Dia do Senhor!! =) Posicione-se imediatamente, porque a volta de Jesus se aproxima, e cada um será recompensado segundo a sua obra (Apocalipse 22:12):
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12
“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7